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Economia e Educação em Portugal: porquê e para quem?
PTDC/EGE-ECO/122126/2010
 
 
Objectivos:
Portugal apresenta ainda baixos níveis de escolaridade quando comparado com os demais países da OCDE: a média de anos de escolaridade da população adulta é das mais baixas; as taxas de abandono escolar são das mais elevadas; as crianças actualmente na escola apresentam um baixo desempenho nas avaliações internacionais. Esta baixa qualificação é frequentemente reconhecida como um dos principais factores explicativos do hiato de produtividade do país, relativamente aos demais países da OCDE.
Contudo, nos últimos 25 anos observaram-se mudanças significativas: o país aumentou o nível de escolaridade obrigatória; o ensino superior massificou-se; e os níveis intermédios de escolaridade foram também afectados várias mudanças legislativas e políticas. Dado este contexto de mudança das qualificações de ensino, o projecto apresenta três objectivos principais:

1. Analisar os retornos sociais da educação;

2. Revisitar os retornos privados da educação;

3. Analisar as determinantes das escolhas individuais de escolaridade e o impacto de algumas políticas com efeitos prováveis nos custos e benefícios individuais de capital humano adicional.

Responsável:
Miguel Ângelo dos Reis Portela

Equipa:
Miguel Ângelo dos Reis Portela
Carla Angélica da Silva Pinto de Sá
João Carlos Cerejeira Silva
Marta Cristina Nunes Simões
Pedro Nuno de Freitas Lopes Teixeira
Priscila A. M. Ferreira
Silvia Cristina Conduto de Sousa

Ana Rute Pedro Cardoso ? IAE-CSIC (consultor)
Sascha O. Becker ? University of Warwick (consultor)

Timing:
Fevereiro de 2012 a Julho de 2015

Financiamento:
23000 Euros da Fundação para a Ciência e Tecnologia
FCOMP-01-0124-FEDER-020424 (PTDC/EGE-ECO/122126/2010)

 
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