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Discriminação de preços com base no comportamento de compra dos consumidores em mercados multiproduto
EXPL/IIM-ECO/1615/2013
 
 
Resumo:
Este projeto tem como objetivo investigar pela primeira vez os efeitos económicos da discriminação de preços com base no comportamento de compra dos consumidores (em inglês bahaviour-based price discrimination (BBPD)) em mercados multiproduto.
Algumas questões de pesquisa são: Quais são os efeitos ao nível dos lucros e excedente do consumidor se a estratégia BBPD é implementada em um mercado multiproduto? Quais são as principais implicações da introdução de "caça ao cliente da empresa rival" em um modelo bundling? Quais são os efeitos ao nível do lucro e bem-estar de BBPD com estratégias de retenção em modelos de "bundling"?
Este projeto pretende contribuir para o debate em curso sobre os efeitos de bem-estar da discriminação de preços com base no historial de compra dos consumidores. Também irá fornecer algumas respostas preliminares para as preocupações levantadas por agências de política de concorrência tais como as do reino unido Office of Fair Trade (OFT) e a Ofcom, que reclamam avanços na teoria de BBPD. O novo conhecimento gerado por este projeto não só será um importante avanço teórico na literatura, mas também será valioso para as agências de política de concorrência que se encarregam de avaliar os efeitos económicos dessas estratégias de negócio. 


Equipa:
Rosa Branca Esteves (Investigador Responsável)
Andrew Rodhes (Toulouse University)
Carlo Reggiani (University of Manchester)

Consultor: 
Mark Armstrong

Timing: 
Março 2014 a Agosto de 2015 

Financiamento: 
14680 euros da Fundação para a Ciência e Tecnologia (EXPL/IIM-ECO/1615/2013)

 
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