Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
Home
Contactos
Mapa do Site
   
  imprimir
 
voltar 
Novos Desenvolvimentos sobre a Discriminação de Preços com base no Reconhecimento dos Consumidores
PTDC/ECO/69786/2006
 
 
Objectivos:

Este projecto de investigação tem como objectivo contribuir para uma melhoria do conhecimento sobre os efeitos económicos que resultam da capacidade das empresas praticarem preços diferentes para consumidores que revelam histórias de compra diferentes. A importância de se investigar os efeitos sobre os lucros, excedente do consumidor e bem estar geral deste tipo de discriminação de preços ---designado na literatura económica como "Behaviour-Based Price Discrimination" (BBPD)---tem sido justificada pelos avanços recentes nas tecnologias de informação que têm permitido às empresas recolherem, processarem e utilizarem bases de dados cada vez mais sofisticadas sobre os comportamentos dos consumidores em vários mercados. As questões que orientarão a investigação proposta neste projecto serão de interesse para os responsáveis de política. A agenda de investigação deste projecto é uma extensão da investigação levada a cabo pela investigadora principal, Rosa Branca Esteves, no âmbito da sua tese de doutoramento. A investigação a realizar beneficiará do apoio do consultor externo, Mark Armstrong, cujo trabalho académico é actualmente uma das referências mais importantes na área da discriminação de preços. Por fim, este projecto conta ainda com a colaboração do segundo elemento da equipa, Helder Vasconcelos, cuja investigação sobre colusão tácita será especialmente relevante para a execução da tarefa 3. O projecto assenta na execução de três tarefas, cada uma delas motivada por uma preocupação de investigação diferente. A tarefa 1 parte do pressuposto de que as empresas utilizam a informação sobre o comportamento passado dos consumidores não só para discriminarem preços mas também para seleccionarem estratégias de comunicação diferentes. Com excepção de Esteves (2005) e Iyer et al (2005), a literatura existente não tem analisado a possibilidade das empresas seleccionarem estratégias de publicidade distintas. Deste modo, o objectivo da tarefa 1 é investigar os efeitos económicos associados à capacidade das empresas reconhecerem consumidores com diferentes histórias de compra e seleccionarem estratégias de preços e publicidade distintas para diferentes tipos de consumidores. Esta tarefa analisa ainda a interacção entre BBPD e as escolhas de publicidade. A tarefa 2 tem como objectivo estudar os efeitos económicos da implementação de BBPD em mercados com empresas assimétricas. Enquanto a literatura actual sugere que esta prática não dá em geral origem a comportamentos anti-concorrenciais em mercados oligopolistas com empresas simétricas, é importante investigar se este resultado é ou não válido em mercados assimétricos. Em mercados nos quais uma das empresas tem uma posição dominante, a oferta de preços inferiores a clientes de empresas rivais pode constituir uma barreira à entrada de novas empresas no mercado e/ou levar empresas concorrentes a abandonarem o mercado. A tarefa 2 pretende estender a literatura existente a mercados com empresas assimétricas esperando obter novos resultados com implicações teóricas ao nível de mercados caracterizados pela existência de posições dominantes, barreiras à entrada e/ou exclusão. A tarefa 3 tem como motivação investigar se a ocorrência de comportamentos colusivos constitui uma maior ameaça para a concorrência quando existe uma política de preços uniforme ou quando se verifica BBPD. A literatura sobre BBPD tem mostrado que em mercados caracterizados por "Best-Response Asymmetry" a prática deste tipo de discriminação de preços tende a intensificar a concorrência entre oligopolistas dando origem a um decréscimo dos lucros e a um acréscimo do excedente do consumidor. No entanto, se as empresas interagirem no mercado durante um longo período de tempo é provável que estas tentem coordenar as suas acções ou suster esquemas colusivos. Contudo, até ao momento não conhecemos qualquer trabalho teórico que estude a interacção entre a prática de BBPD e colusão tácita. O objectivo da tarefa 3 é desenvolver um modelo teórico que permita às autoridades da concorrência discernir em que condições pode a prática de BBPD levar as empresas a introduzirem e manterem esquemas colusivos à custa do bem estar dos consumidores. Resumidamente, este projecto de investigação tem como objectivo dar um contributo para a literatura sobre BBPD mediante a construção e desenvolvimento de modelos teóricos que reflictam contextos de análise mais sofisticados, de forma a facilitar a tomada de decisões por parte de instituições cujo objectivo é salvaguardar o interesse público e/ou garantir o bom funcionamento dos mecanismos de concorrência.
Responsável:
Rosa Branca da Silva Vilas-Boas Esteves
Equipa:
Rosa Branca da Silva Vilas-Boas Esteves
Helder Ferreira Vasconcelos (Universidade Católica Portuguesa)
Mark Armstrong (UCL, consultor)
Timing:
Janeiro de 2008 a Dezembro de 2010
Financiamento:
35000 Euros da Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/ECO/69786/2006)
 
voltar 
 
© Universidade do Minho - 2017 Optimizado para 1024x768 IE 8.0  - Termos Legais  - actualizado por NIPE Símbolo de Acessibilidade na Web D.